Share This Post

Blog / Notícias

Envio de Produtos por Envelope

Envio de Produtos por Envelope

Estou começando esse post, porque de tempos em tempos recebo esta pergunta:

Vocês podem enviar esse cabo por carta registrada?

Vocês podem enviar essa caneta por carta registrada?

Sinceramente, nós não temos nada contra enviar objetos por envelope, seja ele por carta registrada ou comum.

No entanto, como a carta comum não oferece o número de rastreio e prazos confiáveis. Não adotamos essa prática pois não temos como saber se o cliente realmente recebeu o objeto. Por não ser rastreável, não temos como efetuar reclamações em função de atrasos ou extravio, oferecendo um serviço que não é adequado aos nossos propósitos.

Poderíamos enviar alguns produtos por carta registrada, caso o correios tivessem uma política diferente.

Os correios não permitem o envio de objetos por envelope, essa é uma política dos correios.

Assim, por mais que a gente tente ajudar há o grande risco, e já aconteceu algumas vezes, do seu objeto ser barrado no ato da postagem.

  • Mas por que enviamos alguns objetos por carta registrada?

Temos consciência que o frete é caro para muitas regiões do Brasil, alguns produtos custam menos que o frete. Então aproveitamos que alguns produtos se enquadram para o envio por envelopee permitimos que esses produtos sejam enviados dessa maneira.

  • Produtos que são enviados por carta registrada:

As retículas possuem uma dimensão semelhante a uma folha de papel se enquadram neste tipo de envio.

As espátulas de retículas, penas e as luvas são adaptadas para o envio por terem pouca altura. Os produtos são protegidos com papelão, caso o funcionário apalpe o envelope – isso é comum – este percebe as dimensões são compatíveis para envio por carta registrada.

Embalamos estes produtos de maneira que a altura seja igual ou inferior à 0,5 cm. Normalmente, postagem de um objeto como altura superior à essa se torna um interrogatório. Isso envolve alguns riscos:

o agente pode informar que não vai aceitar o seu envelope;

ou ainda mandar abrir o envelope para ver o que tem dentro.

Logo não conseguiremos postar o objeto, e seremos alvo de desconfiança dos funcionários daquela agência toda vez que portarmos um envelope.

  • Já teve cliente que reclamou achando que só havia papelão no envelope?

Já. Alguns clientes optam pela compra das penas devido o custo relativamente baixo, para testar a qualidade de nossos produtos. Por isso, tivemos clientes que acharam que se tratava de um golpe, um envelope só com papelão. Já teve cliente que jogou seus produtos no lixo com raiva. Por favor, não façam isso!

Este sistema de envio com um papelão torna seu objeto quase imperceptíve. Essa técnica desenvolvida por um dos membros da nossa equipe justamente para que seus produtos estejam a salvo de danos e nãp sejam barrados no ato da postagem. É tudo feito manualmente: o corte, o encaixe, a colagem as placas, dá trabalho e é feito com muito cuidado.

  • E se passar o envelope com o objeto?

Os correios podem aceitar o objeto, mesmo sabendo que a pratica não é recomendada. Todavia, propositalmente é rotineiro o pouco cuidado com o envelope, porque supostamente só tem papéis ali. Há um grande risco que os produtos sejam danificados, principalmente quando é perceptível que há um objeto ali.

Nós já tivemos alguns clientes prejudicados com a quebra de cabos de madeira, produtos rígidos, mas que foram partidos como se alguém tivesse deixado o envelope cair, colocado bastante peso em cima, ou pisado no produto. Infelizmente, não se sabe quando isso é proposital, mas não queremos pagar para ver.

Nessas circusntâncias não é permitido nenhum tipo de reclamação ou reembolso, porque faz parte da política dos correios que nenhum objeto seja enviado por envelope.

  • Quero um objeto que não se enquadra por envio por carta registrada, mas o frete está pesado para mim. O que o Mangamono recomenda?

Desenhista normalmente conhece alguém que desenha. Recomendamos que tente uma compra coletiva com um conhecido, alguém de confiança. Vocês dividem o custo do frete e cada um paga pelo produto que escolheu. O importante é decidir entre vocês quem receberá a encomenda, informam o endereço de entrega e monitoram o código de rastreio, quando os produtos chegaram vocês fazem o rateio conforme  combinado.

  • O que temos feito para colaborar?

Além de adaptar o envio dos produtos permitidos para envio por carta registrada. Nós implementamos o envio via E-sedex pelo pagseguro. Esse tipo de envio permite taxas mais baratas que sedex. No momento, a prática está disponível para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Fizemos um levantamento de preços com os Ceps que tem a abrangência do serviço em outros estados e estamos aguardando uma atualização do sistema para implementarmos o serviço para outras regiões do Brasil.

  • E se eu quiser tentar o envio?

Caso queira efetuar esse tipo de envio é por sua conta e risco. Caso o objeto seja danificado, nós não podemos efetuar nenhum tipo de reembolso ou troca devido os motivos listados acima. Já passamos por este tipo de situação repetidas vezes, e criamos um grupo específico para envio via carta registrada para evitar o constrangimento de abrir um pacote e encontrar quebrado. Quem recebe os nossos pedidos sabe como tudo é embalado justamente para evitar este tipo de transtorno.

Share This Post

Leave a Reply

Lost Password

Register

Pular para a barra de ferramentas