Share This Post

Blog / Tutoriais / Uncategorized

Escolhendo penas e cabos – 1ª parte

Escolhendo penas e cabos – 1ª parte

Materiais de desenho podem ser complexos, muitos ilustradores se limitam a uma gama de materiais, seja por questões financeiras ou uma questão de escolha.

O fato é que quando iniciantes, ou visando um estilo novo, muitos praticantes partem para a compra de novos materiais. Me recordo do tempo em que comecei a ilustrar – a pelo menos 15 anos atrás – que estávamos limitados a canetas bic, ou algumas canetas nanquim descartáveis. Depois de um tempo avançando em meus estudos fui apresentada ao universo das penas.

O que era um universo incrível, já que a minha empunhadura determinava a expessura do traçado, algo que era completamente imposível com as canetas descartáveis. Ainda consigo me lembrar das vezes em que ficava tonta, ou vesga preenchendo linhas de valorização nos meus desenhos.

O fato é que escolher as penas e os cabos era algo completamente instintivo, em algumas lojas especializadas você achava penas bem antigas, algumas enferrejudas, mas não tinha idéia do traçado que elas podiam lhe proporcionar.

O que me fez largar o material até conhecer as penas japonesas, e consequentemente após o uso deste material eu decidi criar a loja Mangamono.

Mas para os artistas que desejam iniciar neste tipo de material é necessário entender conceitos básicos entre cabos e penas.

Este post vem explicar o que são penas de desenho e o que são penas mosquito e como podemos escolher cabos para tais penas.


Vamos começar pela Anatomia das Penas:

anatomia-penas1

Em nosso site nós comercializamos dois tipos de pena: as penas mosquito e as penas de desenho.

O que difere essas penas está no formato do corpo um grupo possuirá a base completamente circular (mosquito), enquanto outro grupo possuirá uma base de semi círculo ou semi esférica (desenho).


Penas Mosquito

pena-maru

Estas penas possuem um corpo de base cilíndrica, normalmente inteiro. Essa base cilíndrica é pequena variando de 3 a 4 mm de diâmetro. Por isso a associação com o nome mosquito, são penas pequenas e frágeis. Observe que as penas japonesas com este formato recebem o nome maru (まる),a tradução desta palavra é círculo, ou seja, são classificadas assim por sua base círcular.

Se compararmos as penas mosquito com as penas de desenho, normalmente, estas penas produzem linhas mais finas e dificilmente terão um traçado elástico pois a largura dos ombros sempre será menor que o das penas de desenho.

Ícone de identificação para este tipo de pena:

icone-pena-mosquito-e1410580690628

Achando este ícone na sua pena, você terá esta gama de cabos compatíveis:

Cabos apropriados para a pena


Penas de desenho:

pena-partitura

Estas penas possuem um corpo com terminação semi esférica ou semi cilíndrica, simplificando a base de encaixe no cabo da pena é um cílindro cortado no meio. Essa base cilíndrica é praticamente o dobro do tamanho da pena mosquito, com diâmetro variando entre 6 a 7 mm de diâmetro. Nós do Mangamono classificamos essa pena como pena de desenho, pois diferente das penas mosquito, o corpo, orifício de respiro, dentes e pontas podem variar consideravelmente entre diversos modelos. São penas mais robustas, e podem produzir todos os tipos de linhas.

Ícone de identificação para este tipo de pena:

icone-pena-desenho-e1410580735722

Achando este ícone na sua pena, você terá esta gama de cabos compatíveis:

compativel-pena-desenho


Lembre-se:

  • Cada cabo tem um formato específico para acomodar e dar estabilidade no manuseio deste tipo de pena. Basta observar a relação entre os ícones apresentados.

Como escolher os cabos?

No Mangamono nós oferecemos cabos próprios para as penas Mosquito e para as penas de Desenho. Os cabos comercializados para penas normalmente atendem a um tipo são oa cabos simples ou seja, se destinam a um tipo de pena somente. Temos ainda os cabos universais que servem tanto para penas mosquito, como para penas de desenho.

Orifício dos cab universal.

Orifício dos cabos universal.

Este cabo permite o encaixe de dois bicos, mas não significa que você vai usar os dois bicos simultaneamente, ele possui estabilidade para usar os bicos de desenho ou mosquito e você pode trocar entre eles durante o uso, o único cuidado que precisa ter é o manuseio da pena com nanquim próximo à superfície de desenho.


Comparando cabos universais:cabos-universais

Cabo Universal Deleter xTachikawa T-25 (universais simples)

O cabo Tachikawa T-25 possui uma acabamento de madeira vernizada, já o cabo Deleter possui uma pintura brilhante amarela. O cabo universal Deleter e o cabo universal Tachikawa T-25 são cabos universais simples, possuem o corpo de madeira e os orifícios para encaixe das penas são emborrachados, tendo assim as mesmas características, a escolha entre as marcas acaba se tornando uma preferência pessoal de cada ilustrador.

Cabo Universal Simples x Cabo Universal Tachikawa T-36 e T-40

Os cabos universais possuem o mesmo design, ou seja as dimensões de empunhadura e tamanho são as mesmas. A diferença entre os cabos universais simples entre os modelos T-36 e T-40, é o grupo T-36 e T-40 possuem uma borracha anatômica deixando a pegada do cabo mais confortável. Sendo uma questão de preferência ao manuseio, se você acha que usará o cabo por um longo tempo e a borracha lhe trará mais conforto você pode optar pelos cabos com borracha, senão o modelo simples te atender com facilidade.


Cabo Universal Tachikawa T-36 x  Cabo Universal Tachikawa T-40
Além das diferenças de cor entre as borrachas de cada modelo o cabo T-40 além de possuir uma borracha para empunhadura este ainda é comercializado com uma tampa para transporte e armazenamento das penas inseridas no cabo.


Como vocês podem ver a escolha pode envolver uma série de critérios e pensada cuidadosamente por cada usuário, tudo vai depender das necessidades estabelecidas ao criar seu arsenal de desenho.

Share This Post

1 Comment

  1. Faz algum tempo que tenho me interessado por caligrafia artística e cheguei a comprar duas penas e um cabo em madeira. Infelizmente, não houve empenho da minha parte na época. Recentemente a chama reacendeu e com ela a curiosidade em saber mais. Descobri que além da caligrafia outras artes se valem do bico de pena e quanto é fantástico esse universo de traços, riscos, tintas e cores. Artigos como esse ajudam aos novatos como eu a desejarem mais aprofundamento em quaisquer que sejam as aplicações das penas. Parabéns!

Leave a Reply

Lost Password

Register

Pular para a barra de ferramentas